Toxina
Botulínica

A título de curiosidade, “Botox” é o nome de uma marca de Toxina Botulínica, responsável pela redução e prevenção de rugas ou marcas que aparecem no rosto ao fazer expressões faciais, e essas marcas se intensificam à medida que envelhecemos. Os profissionais da clínica contam com um protocolo próprio de aplicação, a partir da técnica Transformando Faces.
Ao ser aplicada, inibe a contração muscular de forma parcial ou total, ou seja, reduz os movimentos dos músculos da face responsáveis pelo aparecimento das indesejadas linhas na testa, pés de galinha (na lateral dos olhos), rugas entre as sobrancelhas (cara de bravo), celulites no queixo (quando fazemos expressão de tristeza), etc… 


Além da função estética, o botox pode ser aplicado para tratamentos de enxaquecas, bruxismo, estrabismo, rigidez muscular excessiva e suor excessivo.
O resultado da toxina começará a ser notado após 48 horas da aplicação, tendo seu efeito total aparente em 15 dias. Este é o momento em que o paciente retorna à Clínica Transformando Faces para que o profissional responsável possa avaliar o resultado do procedimento, verificar se a expectativa do paciente foi atingida e se necessário, realizar algum ajuste ou procedimento complementar.


A duração do efeito do Botox varia de acordo com o organismo de cada um, varia de acordo com a frequência na prática de exercícios físicos, sua idade, seu metabolismo e pode depender até das expressões feitas ao falar. 

Os resultados visíveis permanecem satisfatórios de 2 a 4 meses.

Vale lembrar que o tratamento é contra indicado para gestantes.
A aplicação é quase indolor e normalmente bem tolerada pelos pacientes, mas para amenizar ainda mais os incômodos, utilizamos uma pomada anestésica.



Em quais regiões da face o Botox pode ser usado para ter benefícios estéticos?

- Na região da testa;
- Ao redor dos olhos, nas rugas conhecidas como “pé de galinha”;
- Nos vincos entre as sobrancelhas;
- Nas rugas da lateral do nariz;
- No queixo para reduzir as “celulites”;
- No canto dos labios para amenizar o aspecto de “boca triste”,
- Nas rugas do pescoço e colo;
- No sorriso gengival, que acontece quando é exposta uma área muito grande da gengiva ao sorrir,
- O botox também é utilizado para arquear as sobrancelhas e realizar o amendoamento do olhar;
- Também podemos utilizar o botox para afinamento do rosto em casos específicos.

É verdade que o botox deixa as pessoas sem expressão?
Esta afirmação é um mito. Quando feita a aplicação de forma correta, com as doses da toxina botulínica adequadas, o resultado é uma aparência natural e um aspecto de jovialidade para o rosto. O rosto somente fica sem expressão quando o produto é aplicado em doses excessivas.

Botox é a mesma coisa que preenchimento?
Não. Botox e preenchimento são tratamentos com objetivos diferentes, porém complementares. O botox atua na diminuição da contração muscular a fim de evitar a formação de rugas, enquanto o preenchimento atua na reposição do volume em algumas áreas do rosto.

Após a aplicação do botox, posso deixar de lado a minha rotina de skincare?
Muito pelo contrário. Para preservar o efeito do botox no rosto, é importante continuar com a programação diária de cuidados faciais e sempre se lembrar do uso da aplicação do protetor solar.